Na sessão realizada nesta segunda-feira (14/06/2021). O Vereador Netinho Vieira (PL) apresentou no Plenário da Câmara o Requerimento nº 015/2021, que requer do Senhor Prefeito Municipal, EDSON PALMEIRAS DOS SANTOS, a fixação em um local de fácil acesso e ampla visibilidade de uma lista impressa dos medicamentos ofertados gratuitamente pelo SUS no Posto de Saúde Sebastião Severino Sobrinho e no Hospital Municipal Dr. Tarciso Liberte.

Na justificativa da matéria o vereador explica que este requerimento visa possibilitar a todos os munícipes o acesso a informação, objetivamente, quando o cidadão chegar a Unidade de Saúde, poderá já saber de prontidão se o medicamento que precisa poder ser adquirido gratuitamente ou não, e caso tenha esse direito, poderá requerer o mesmo, democratizando ainda mais este acesso.

Tais medidas irão melhorar a qualidade deste serviço e propiciar tranquilidade aos cidadãos que dependem da distribuição gratuita de medicamentos, muitas pessoas carentes acabam gastando seus recursos para comprar medicamentos que estão disponíveis na rede pública.

Embora a saúde seja um direito de todos e dever do Estado, verifica-se constantemente que diversos cidadãos não têm acesso a medicamentos distribuídos gratuitamente, principalmente por desinformação.